Breaking News
Home / Planetas / O que são os Planetas?

O que são os Planetas?

Os planetas são as peças chave em Astrologia. São eles que “encarnam” e canalizam as qualidades (energias) dos Signos. Cada Planeta representa um elemento da psique humana, uma parte da nossa consciência.

Os planetas dividem-se em vários tipos. O Sol e a Lua não sendo propriamente planetas são conhecidos como os luminares ou luzes. Eles representam as grandes polaridades humanas: Consciente – Inconsciente, Masculino – Feminino, etc. Seguem-se os planetas vitais (ou pessoais) que, juntamente com os luminares, representam os elementos básicos da personalidade. Depois temos os planetas sociais, que representam elementos de sociabilização e finalmente os transpessoais que simbolizam a nossa capacidade de transformação e transcendência.

Eis algumas características dos planetas:

Luminares (planetas vitais)

Sol

solO Sol representa o Consciente, a capacidade de auto-percepção e autoconsciência do ser humano. Ele representa num mapa astrológico o modo como tomamos consciência do mundo ao nosso redor e o nosso sentido de identidade.

Lua

luaA Lua simboliza a nossa capacidade de sentir, de nos sensibilizar-mos ao meio ambiente. Representa a nossa vida emocional, o instinto e a auto preservação. Num mapa astrológico indica-nos o relacionamento com o feminino, com a imagem da mãe e com a procura de alimento (físico ou psíquico)

Planetas Vitais ou Pessoais

Mercúrio

mercurioMercúrio representa a nossa capacidade de comunicar e de “fazer pontes”. Ele simboliza a fala, escrita e toda a capacidade de transmitir ou receber informação. Nele está expresso o modo como falamos, raciocinamos, etc.

Vénus

venusVénus simboliza a capacidade que temos de dar valor e qualificar. Representa a modo como valorizamos, a nossa vida afetiva, a troca e partilha de valores.

A terra

terraA Terra representa o nosso corpo, o lugar onde temos as nossas experiências. É o campo de testes onde vamos viver aquilo que vai ser transformado em consciência

Marte

marteMarte é o símbolo do desejo. Ele representa a nossa capacidade de ação, de movimento, de expressão física. No mapa astrológico indica a agressividade, a impulsividade e tudo o que diga respeito a atividade.

Planetas Sociais

Júpiter

jupiterJúpiter simboliza a capacidade de expansão. Indica o nosso sentido ético, filosófico, religioso e ideológico. Representa a capacidade que temos de percecionar as leis e de nos relacionarmos socialmente através delas.

Saturno

saturnoSaturno é o último planeta visível da Terra. Ele representa o limite do pessoal, ou seja, os nossos próprios limites. Num mapa ele indica os medos, bloqueios e barreiras pessoais. No entanto, superados os obstáculos ele é também o símbolo da maturidade, da estrutura e solidez.

Planetas Transpessoais

Úrano

uranoÚrano é o primeiro dos planetas transpessoais (ou modernos). Ele representa a capacidade de quebrar barreiras, ultrapassar os limites pessoais. A capacidade de individualização das massas e liberdade pessoal.

Neptuno

neptunoNeptuno simboliza o contacto com o absoluto, representa todos os processos que nos unem emocionalmente ao coletivo. É tanto símbolo da união com o absoluto, da expectativa mística, como símbolo da ilusão, do engano e deceção.

Plutão

plutaoPlutão representa a capacidade transformativa do ser. Simboliza a nossa capacidade de lidar com os aspectos mais sombrios da personalidade, tudo aquilo que está adormecido nas profundezas. Numa primeira fase indica também a nossa resistência à transformação e a nossa expressão de poder.

Num mapa astrológico ou horóscopo, cada planeta está colocado num dos signos o qual vai atribuir à qualidade psicológica representada pelo planeta uma qualidade e modo de expressão.

Check Also

As Cartas do Tarot

O Tarot compõe-se de 78 cartas ou melhor, lâminas – era assim o nome por …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *