Breaking News
Home / Carneiro

Carneiro

CarneiroCarneiro inicia-se a 21 de março e vai até 20 de abril. Carneiro é um signo de Fogo o que, combinado com a energia de Marte (planeta regente), torna os Arianos senhores de uma personalidade dinâmica, puramente energética em que a maior dificuldade conhecida se situa na incapacidade para parar ou diminuir o ritmo. Carneiro é pioneiro e entusiasta, o perigo desafia-o e estimula-o. Tem um bom cérebro mas gosta de agir primeiro e pensar depois e os seus humores são variáveis mas não guarda ressentimentos; um novo apelo, nova aventura surge para a propulsionar na senda do futuro.

É um tanto egoísta mas se percebe que os outros sofrem então é o primeiro a despir a camisa.

É corajoso, charmoso e nobre. Tem os sentimentos à flor de pele, dificilmente consegue ocultá-los e apaixona-se com muita facilidade e intensamente.

Características gerais

Signo ativo: cardeal

Elemento: Fogo

O signo de Carneiro ocupa a Casa I – a casa do EU (começos, aparência, perspetiva de vida, corpo físico, personalidade).

Carneiro é o primeiro signo do Zodíaco com o qual se inicia um novo ciclo de expressão de vida na Terra. A natureza desperta, simbolizando vida, energia, ação, conquista, afirmação. Carneiro vai buscar toda a sua simbologia ao ambiente, à atmosfera da própria natureza.

O Fogo de Carneiro é um fogo primário, as chispas que dão origem à fogueira, esse fogo que irrompe para mais tarde se desenvolver. É o fogo do crescimento, do brotar inicial de tudo quanto existe. O Fogo da explosão primordial, motor de toda a expansão. Os nativos deste signo são pessoas que precisam de se sentir vivas, de brilhar, de começar, esta é a palavra-chave. A iniciativa, a ação, a dinâmica. Para ele não há obstáculos: «querer (ou crer) é poder»: o Carneiro é assim «eu quero, eu posso» ou «eu acredito, eu posso».

Possui características iniciáticas, simboliza a germinação e o nascimento. Domina a região da cabeça (centro vital que comanda todos os movimentos do corpo), daí que estes nativos tenham uma grande sensibilidade com tudo o que se relacione com esta parte do corpo. Possuem grande vitalidade, mas as preocupações, impulsividades, excesso de trabalho, emoções fortes e coléricas prejudicam a sua saúde.

Devem aprender a viver com mais calma.

Individualista absoluto e defensor acérrimo da sua privacidade, só confia em si, não se coibindo de criticar os outros com toda a dureza ou crueza, o que explica o facto de criar inimigos com facilidade. Possuidor de uma inteligência essencialmente intuitiva que lhe proporciona grande rapidez de raciocínio. Possui, igualmente, sentido prático. Otimista, espontâneo, ativo, rápido e absoluto: para ele o mundo e os problemas dividem-se unicamente em dois: o branco e o preto, sem grandes matizes intermédias (ou seja, os cinzentos!).
O nativo deste signo é um sentimental, mas tem arrebatamentos imprevistos e atitudes violentas que a lógica não consegue justificar. Detesta ou adora. Da mesma forma, é adorado ou detestado! É um ser espontâneo, mas racionalista, que facilmente cede ao impulso do momento e cuja ternura e amor nunca serão tranquilos, antes sempre dominados por excessos.

É ambicioso, mas generoso; dispensa, sempre que necessário, o melhor dos seus esforços em benefício dos outros, prejudicando-se, muitas vezes, sem dar por isso, devido a à sua ingenuidade. Em confrontos, mostra-se intolerante, possui uma memória excelente, depressa esquece as discussões, nunca guardando o mínimo rancor. É um original, voluntário, indisciplinado, rebelde, agressivo e independente. É um líder por natureza, nunca esgotando o seu potencial de iniciativa e de criação. Possui grande capacidade de regeneração e recuperação, bem como uma grande capacidade de sacrifício, sobretudo se for por uma causa boa e justa: simbolicamente, o carneiro era um animal dedicado aos sacrifícios na Antiguidade e é o símbolo da redenção pascal. São indivíduos que primam pelo rigor, ao nível da verdade. Não sabem lidar com a mentira e o seu lema é «tudo o que é natural, é correto».

Crianças Carneiro

A criança Carneiro é uma criança nervosa, irrequieta e curiosa; não gosta de receber ordens, nem de se sentir presa. Precisa de autonomia, mas também de muita disciplina; como tem um forte potencial e energia em excesso, é urgente, desde muito cedo, ocupá-la com coisas úteis e a prática de desportos físicos onde possa dar vazão a toda a carga energética que possui; um desporto súper adequado para uma criança Carneiro é a natação, bem como todo o contacto com a natureza; por isso, e aliado à necessidade de disciplina e de saber trabalhar em equipa para não se tornarem demasiado egoístas e egocêntricos, é importante todo o tipo de atividade em grupo, estilo Escuteiros.

A rapariga é mandona e Maria rapaz, o rapaz Carneiro é indisciplinado e agressivo; em geral, é uma criança forte que goza de boa saúde; é teimosa, gosta de competições e de todo o tipo de jogos de construções. Mas é uma criança muito afetiva.

Mulher

A nativa de Carneiro tem boa constituição física, amante de desportos, teimosa e impulsiva; sincera, espontânea, generosa e direta; amante do lar e da família e muito boa amiga dos seus amigos; socialmente, faz inúmeros e rápidos conhecimentos, mas poucos fazem parte da sua intimidade; é uma pessoa alegre, sociável e calorosa; boa dona de casa e excelente mãe.

Precisa de muita liberdade, mas a sua casa deve funcionar como um «refúgio» onde encontra segurança. No campo amoroso, normalmente «atira-se de cabeça»… e é uma sonhadora de paixões fortes e violentas, as quais podem passar depressa! A novidade fascina-a! Por isso, em jovem, corre o risco de colocar o casamento ao mesmo nível dos «namoros».

O companheiro da mulher de Carneiro deverá ter muita habilidade em «controlá-la»; é preciso que esta nativa encontre alguém calmo e que, ao mesmo tempo, partilhe dos seus interesses e objetivos. Tem muita força e energia, generosidade, e o seu entusiasmo é contagiante; não espera que as coisas caiam do céu, faz, avança, constrói; para ela, a vida é interessante e rápida; mesmo quando, ou se, atravessa momentos depressivos, recupera rapidamente o seu senso de humor!

Homem

O nativo de Carneiro é muito teimoso; é igualmente sincero, impulsivo e espontâneo, generoso e uma companhia muito agradável; trabalhador infatigável, um pouco ambicioso. Está sempre disposto a trocar o velho pelo novo, e gosta de fazer novas amizades; quando se afeiçoa às pessoas, tende a colocá-las num pedestal.

Apesar de saber que tem grande necessidade de um amor duradouro, anseia pela liberdade e, em troca dela, prefere correr grandes riscos! Provavelmente, viverão muitas aventuras, pois a novidade fascina-os. Exigem entrega total da pessoa amada. Normalmente, é um homem atraente, mas pouco acessível. É um amante ardente e de personalidade marcante; muito ciumento e de espírito competitivo e, particularmente eficiente como anfitrião. Adora a casa, a família e os amigos; faz tudo para que os seus filhos tenham o melhor e o mais saudável desempenho, em todas as atividades e setores da vida. Ao mesmo tempo, como é uma eterna criança, adora brincar com eles.

Uma vez escolhida a companheira ideal, o casamento pode ser um sucesso; várias vezes, pode ter vontade de trocar de companhia, mas controle-se e convença-se de que o casamento é um constante dar e receber.

Zodiaco

Signos mais compatíveis: Gémeos, Leão, Sagitário e Aquário; tanto as relações amorosas, como as comerciais, podem ser mais harmoniosas. Com nativos do mesmo signo, tanto se podem dar muito bem ou muito mal.

Signos menos compatíveis: Caranguejo, Balança, Escorpião e Capricórnio. Com os nativos da Balança, pode haver forte atração, uma vez que são exatamente os signos opostos e complementares.

Os signos Touro, Virgem e Peixes têm pouca influência nos nativos de Carneiro, são indiferentes. Mas, como já tenho tido oportunidade de dizer, tudo isto é muito relativo, pois tudo depende não só do Signo Solar, como do Ascendente, e do resto de todo o Tema Natal, sendo estas análises extremamente simplistas e redutoras.

Pedras

Água Marinha, Diamante, Granada, Lápis-lazúli, Opala, Topázio, Turmalina.

A Água Marinha tem a capacidade de estabilizar e harmonizar ambientes intranquilos, acalma os nervos. Desbloqueia a comunicação e auxilia a expressão verbal.

O Diamante é o cristal por excelência. Eleva o discernimento, encoraja o empreendimento e reforça a resolução. Concede alívio da tensão mental e emocional; protege de perigos físicos.

A Granada estimula a ação e a determinação; favorece a cura de qualquer mal-estar ou doenças infecciosas; aumenta a coragem, a lealdade e o humor.
O Lápis-lazúli é um poderoso amplificador do pensamento, é uma das melhores pedras para se conseguir uma atividade mental correta, e também para a purificação do coração.

A Opala aumenta a criatividade, o amor e a alegria. Intensifica e equilibra o estado emocional.

O Topázio previne contra pessoas e situações negativas, elimina a insónia, o nervosismo e a ansiedade. Clareia a nossa visão interna, ajudando-nos a encontrar as respostas certas para nós.

A Turmalina não absorve a energia negativa, na verdade ela repele. Neutraliza a raiva, o ressentimento, a inveja e a insegurança.

Números

O número do Carneiro, no geral, é o mesmo do seu regente Marte, o número 9 (nove).

Dia

Terça-feira e Quinta-feira.

Metal

Ferro, Aço.

Meses

Março e Abril (os nativos de Carneiro sentem-se muito bem na sua própria estação, a Primavera e, por repouso e nostalgia, no Outono).

Perfumes

Cravo, rosa, todos os florais.

Cores

Vermelho e todas as suas tonalidades; escarlate, cor de fogo; rosa berrante. Amarelo, Azul-turquesa e Branco.

Plantas

Giesta, Madressilva, Malmequeres, Papoilas, Araucária-do-Chile, Aloés, Gengibre, Mostarda, Salsa, Coentros, Estragão e Manjericão.