Breaking News
Home / Sagitário

Sagitário

SagitarioO Sol está em Sagitário entre 23 de Novembro e 21 de Dezembro. Este signo pertence a Fogo, é regido por Júpiter, tornando os seus nativos sociais e otimistas. Sagitário tem uma natureza generosa, por vezes ingénua, aprecia o mundo que o rodeia e acredita na sorte. Sagitário pode considerar-se um indivíduo ou uma personalidade sem “barreiras”.

Tem grande tolerância com os outros e é confidente natural embora nem sempre consiga guardar segredo. Contudo, boa-fé é coisa que não se pode negar-lhe e a sua intenção é sempre a melhor.

A liberdade é oxigénio, não aceita nenhum tipo de pressão, não é, de forma alguma, indisciplinado; é cumpridor e reto.

Tem uma presença forte, vital, com muita extroversão. É encantador, simpático e gentil. O seu maior inimigo é o tédio. No amor é inconstante até encontrar “a alma gémea”, em cuja existência acredita piamente.

Características gerais

É o nono signo do zodíaco, ocupa a nona casa e é regido pelo planeta Júpiter, o planeta da expansão.
Sagitário traz consigo os primeiros frios mais rigorosos e, com eles, os primeiros receios. Signo de valor duplo, representa os dois universos que dominam o Homem: o material e o espiritual. A figura do Centauro, que ilustra este signo, com patas de cavalo e corpo de homem, simboliza a força física e a força espiritual em constante consonância, equilibrando a Vida, conferindo dignidade ao Homem, esse ser divino, a quem foram dadas todas as capacidades para resolver problemas.

O nativo deste signo, antes de mais, aspira a ser um ser humano acatando todas as responsabilidades que tal comporta. É, essencialmente, uma pessoa predisposta para simpatizar com os que o rodeiam e dispensar, a todas as suas relações, compreensão e ajuda. É, portanto, indulgente e tolerante, aberto, acessível e generoso, por natureza. Sociabilidade, alegria, lealdade e prudência são as principais características que definem este signo. Por toda a alegria que, de facto, expande, é sempre bem recebido em qualquer reunião social ou de amigos.

No entanto, quando sente a sua vaidade ou orgulho magoados, reage de modo amargo e sarcástico ou melancólica e desesperadamente, ou seja, ou se revolta de maneira furiosa e tenta ultrapassar todas as barreiras e obstáculos, ou se conforma, caindo na melancolia e passividade, à espera que as próprias condições se alterem, sem nada fazer por isso. Sentimentalmente, o Sagitário é um idealista que mantém, apesar de tudo, os pés bem assentes na terra; não se deixa levar pelas emoções, ou se se deixa, é por pouco tempo: a razão domina o coração. Na sua vida, há pouca paixão, poucos imprevistos, pouca subtileza, mas altíssimas ambições.

O coração limita-se a seguir à risca as instruções dadas pelo pensamento, sempre muito eficiente e claro. Como possui uma necessidade intensa de comunicar e de se dar com toda a gente, dificilmente se entrega a uma só pessoa; é um ser inteiramente virado para os outros. É dotado de uma grande capacidade para ordenar, classificar, comandar e criar relações entre as pessoas, pode ser um bom chefe ou líder e obtém, com facilidade, sucesso nos empreendimentos que realiza e como possui uma intuição profundamente aguda, consegue solução para quase todas as situações de emergência. Profissionalmente, é um trabalhador extremamente combativo, não admitindo oposições.

Aprecia atividades que requeiram energia e capacidade física de execução, mas também tem grande inclinação para as artes, em geral, ou desporto, onde pode obter sucesso. Estabelece os seus objetivos, cumprindo fielmente as etapas necessárias, passo a passo, degrau a degrau, até atingir o topo, a meta desejada.

Qualidades: extrovertido, responsável, independente, idealista, íntegro, desportista, compreensivo.

Defeitos: preguiçoso, fanfarrão, impulsivo, sem tato, exagerado, capaz de ser grosseiro, leviano, convencido.

Crianças Sagitário

É uma criança resplandecente, emotiva, confusa, franca, expansiva, buliçosa, prestável e conversadora. Na escola para além de ser malandra e alinhar nas malandrices como partir vidros, pegar fogo a algo abandonado, ou até pinturas um pouco malucas, é estimada pelos professores. Por isso, é conveniente que faça desporto a fim de poder gastar toda esta energia! A criança de Sagitário também é nervosa e inquieta. Procura tornar-se independente desde muito cedo, luta pelos seus interesses e contra todas as restrições. Detesta ser vigiada e gosta de pensar ou sentir que os pais dependem dela.

Quando sente que o adulto não acredita nela, pode-se estabelecer uma falta de confiança mútua e definitiva.

Mulher

A mulher de Sagitário é, geralmente, original, muito naturais e elegantes. É enérgica, leal, agressiva e progressista, enfrenta as dificuldades trabalhando sempre em função de alguma coisa ou objetivo. Detesta receber ordens. Gosta de trabalhos originais e não rotineiros. Gosta de conforto, é generosa, mas a felicidade interior é mais importante do que a fortuna e a posição social. Gosta de coisas simples e não dá grande importância à casa e aos assuntos domésticos. Anseia sempre por liberdade e dela não abre mão, mas a sua casa é sempre limpa e organizada, dentro da maior simplicidade. Gosta de se rodear de amigos e as crianças não lhe despertam um grande interesse. Trata-os como adultos.

No amor é difícil de agradar, dificilmente encontra a pessoa adequada, pois seus ideais são muito elevados. Não gosta de demonstrar ciúmes, para não ameaçar a sua própria liberdade. É uma ótima companheira do marido, adora as atividades sociais e intelectuais. O desporto fascina-a. Normalmente mostra-se uma pessoa competente, eficiente e equilibrada, podendo ser extremamente rude quando na companhia de alguém que lhe desagrada profundamente.

Homem

Trabalhador incansável. Generoso e pouco mesquinho. Independente. Pode ser um excelente escritor, professor ou jornalista. Luta, passo a passo, pela sua ascensão social, intelectual ou espiritual. Portanto, expansão e promoção são palavras fundamentais na sua vida; nunca vacila diante de um grande empreendimento se tem a certeza de que obterá um grande lucro financeiro. Também dá pouca importância à casa, mantendo-a simples, mas limpa e arrumada. Anseia pela sua liberdade e pode ser pouco fiel, a não ser que encontre o seu ideal. A sua ampla curiosidade e inquietação não permitem que se fixe numa só coisa e num só lugar. Adora receber os amigos, dá pouca importância às tarefas caseiras e trata as crianças de igual para igual, revivendo sempre a eterna criança que existe em si.

Tem muitas aventuras, mas apenas um grande amor. É cuidadoso na escolha das suas companhias; o homem de Sagitário necessita de uma companhia que o envolva completamente, que partilhe os mesmos gostos, que seja prudente e tenha muito tato, pois nunca abdicará da sua liberdade.

Assim, o sucesso do casamento depende muito da pessoa a quem se liga. Se ela souber, pode tornar-se na companheira ideal e insubstituível para o resto da vida!

Zodíaco

Relações mais compatíveis com os nativos de Aquário, Carneiro, Leão e Balança. Todo o tipo de associações ou uniões, tanto afetivas, como comerciais podem ser muito bem-sucedidas. Especial atração pelo Leão e Aquário.

Existem uma certa indiferença entre estes nativos e os nativos de Capricórnio, Touro, caranguejo e Escorpião, sobretudo porque todos estes nativos pertencem a signos muito dominadores e possessivos, o que o Sagitariano não suporta.

Existe uma certa incompatibilidade com os nativos de Peixes, Gémeos e Virgem. Isto não significa que tenham que se dar mal, mas são relações que exigem muita paciência e tolerância.

E, repetimos, tudo isto é muito redutor, uma vez que tem que se atender ainda, para além do signo solar de cada pessoa, ao seu Ascendente e a todo o conjunto que é o seu Tema Natal, Para além disto, há todo um conjunto de situações educacionais, hábitos de vida, etc, que podem criar afinidades entre pessoas que parecem, a priori, incompatíveis!

Pedras

Ametista, Topázio, Lápis-lazúli, Granada, Turquesa.

A Ametista acalma, repousa, cura, tranquiliza. Protege de influências negativas. Abre-nos a intuição, agudiza o intelecto e a perspicácia; aumenta a nossa força interior e a nossa influência. Inibe de vícios (álcool, drogas, etc.).

O Topázio previne contra os falsos amigos e a inveja. Elimina a insónia, o nervosismo, e a ansiedade. Clareia a nossa visão interna, mostrando a direção correta a seguir.

O Lápis-lazúli é um poderoso amplificador do pensamento, é uma das melhores pedras para se conseguir a iluminação e também para a purificação do coração, inspirando a confiança, a coragem e a amizade.

A Granada estimula o impulso, a determinação e a criatividade, paixão e pode reciclar sentimentos, renovar o amor e acalmar a raiva; encoraja a dedicação, a lealdade e o bom humor; protege de acidentes, ferimentos ou doenças contagiosas.

A Turquesa inspira saúde, riqueza, felicidade; ótima para se usar quando se pretende êxito na conclusão de um projeto. Contraria influências negativas; proteção contra danos físicos e psíquicos.

Números

Em primeiro lugar, o número 3 (três), número de síntese e de resolução; depois, temos o 8 (oito), o 17 (dezassete) e 21 (vinte e um).

Dia

Quinta-feira, dia do seu regente Júpiter. Dia favorável para todo o tipo de iniciativas.

Metal

Estanho

Meses

Novembro, Dezembro e Março.

Perfumes

Almíscar, pêssego, morango, lilás.

Cores

Castanho-escuro, púrpura, violeta e todas as tonalidades do Outono. Por vezes, o preto.

Plantas

Jasmim, amor-perfeito e hortênsia; erva-doce, tília e azevinho!